Endurance: Tarumã recebe a quarta etapa do Gaúcho neste domingo

03/08/2016

Dudu Leal/MS2

A maior categoria de automobilismo do Estado terá sua quarta etapa neste final de semana, no veloz circuito de Tarumã, em Viamão (RS). A programação inicia na sexta-feira (22), quando pela manhã acontecem os primeiros treinos livres, onde equipes e pilotos que compõem o grid estarão preocupadas em superar os desafios técnicos para tornar os carros competitivos para as características do circuito de 3.016 metros e 11 curvas, que tem um asfalto abrasivo, tendo como principal característica o desgaste dos pneus.

Na pista, o equilíbrio das sete categorias que disputam o campeonato tem sido um dos grandes atrativos da categoria. Na GP1, Tiel de Andrade e Franco Pasquale lideram após duas vitórias, mas tem agora como fortes concorrentes o MR18 #110, de Francesco Ventre e Eduardo Dieter, que fazem sua primeira temporada e venceram a última prova em Santa Cruz do Sul. Além deles, o MRX #65 dos pilotos do Mato Grosso do Sul, Nilson e José Ribeiro, depois de três poles vão em busca da primeira vitória na temporada.

Para o piloto e vice-presidente da APE, Henrique Assunção, o grid da Endurance a cada etapa recebe novos carros e pilotos, que vem garantindo um grande espetáculo na pista. "Temos pelo menos 10 carros, que podem vencer em Tarumã e isso é o grande segredo da categoria - a alta competitividade", destaca o paulista, que divide o MRX #75 com Fernando Fortes e Emilio Padron. Para Francesco Ventre vencedor da última corrida, a expectativa para Tarumã é muito boa. "Estamos confiantes com a evolução do carro a cada prova e esperamos fazer uma bela corrida nesta etapa de Tarumã", destacou o multicampeão de kart.

A etapa de Tarumã marcará a volta às pistas de Matheus Stumpf, bicampeão Brasileiro da GT3, em 2010 e 2011, que dividirá o MRX #08, com Marcelo Giacomello e Elton Giacomello, na categoria P3. "Em 2014, foi o último ano que fiz um campeonato inteiro, que foi o Mundial de FIA GT na Europa, ano passado fiz três corridas como convidado do BMW Team Brasil e estava querendo muito voltar as pistas. Aí recebi o convite do Marcelo (Giacomello) para correr com ele, no Endurance. Nós nos conhecemos desde criança da época do kart e sempre fomos muito amigos. O Marcelo formou um time novo, que está focando em fazer um carro competitivo para a categoria. Essa será a estreia mesmo do carro, só fizemos treinos. Nosso foco principal nesse momento não é buscar só a vitória, que se vier é sempre bem-vinda, mas queremos evoluir o carro e a equipe. O patrocínio da Benoit também é importante e muito interessante podermos contar com o apoio de uma grande empresa", destacou Stumpf de 26 anos.

Confira quem são os líderes de cada categoria:
P2 - Cali Crestani - Tornado #03 - "Tem sido um ano, que estamos bem competitivos e espero abrir uma vantagem ainda maior na liderança".
P3 - Mallaco e Léo Mallaco - 1R #128 - "A nossa categoria é muito forte, com carros, que brigam pela primeira posição do início até a última volta. Queremos abrir uma vantagem na pontuação e essa prova será fundamental para nossos planos".
GT1 - André Senger e Humberto Giacomello - Sonic #17 - "Vamos para a quarta etapa com o objetivo de consolidar nossa liderança. Estaremos estreando com um novo layout, que deixará o carro ainda mais bonito na pista".
GT2 - Arthur Caleffi e Roberto Lacombe - Maserati #09 - "Estamos invictos com duas poles e três vitórias na temporada e queremos defender essa invencibilidade em Tarumã".
TS - Gustavo Dal Bosco e Cristina Rosito - Golf # 111 - "Voltamos a Tarumã com a confiança da manutenção da liderança do campeonato! A prova é longa e a regularidade e um fator determinante para chegar na frente!"
T - Sena Jr. e Daniel Elias - Gol #77 - "Conhecemos bem a pista e queremos conquistar mais uma vitória aqui em Tarumã. Nosso carro está bem acertado e estamos confiantes para a prova.

Confira a programação em Tarumã
SEXTA FEIRA - 22/07/2016